Plataformas indicam 20% de desconto no imposto, mas valor correto é 10%; Agetec promete correção ainda hoje

Contribuintes de Campo Grande têm relatado erros no aplicativo e no website da Prefeitura ao consultar informações sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), especialmente em relação ao desconto concedido para pagamento à vista. Apesar de a legislação ter reduzido o abatimento de 20% para 10%, o sistema ainda exibe informações desatualizadas, o que tem gerado confusão.
A Prefeitura de Campo Grande retirou do ar o website e aplicativo do IPTU após usuários relatarem informações incorretas sobre descontos para pagamento à vista. Os sistemas ainda exibiam abatimento de 20%, embora a legislação atual estabeleça redução de 10%.O diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage, confirmou que as plataformas foram suspensas para correção dos erros, incluindo structure antigo e logotipo desatualizado da Secretaria de Finanças. O website deve retornar ao funcionamento no last desta segunda-feira (15).
Além disso, até as 13h33 desta segunda-feira (15), o website da Prefeitura que dá acesso ao pagamento do IPTU apresentava instabilidade e chegou a ficar fora do ar, com a mensagem “Serviços em manutenção”.
Uma administradora de empresas, de 42 anos, que preferiu não se identificar, foi uma das contribuintes que percebeu o problema e encaminhou a denúncia à reportagem. Segundo ela, ao consultar o imposto pelo celular, o sistema ainda indica desconto de 20%, embora o cálculo aplicado seja de apenas 10%.
“Quando consulta o IPTU pelo celular está escrito 20% de desconto. Mas o cálculo é de 10%, conforme foi alterada a legislação recentemente. Até no carnê baixado pelo celular está escrito 20%, não alteraram as informações desse ano”, relatou.
A contribuinte também afirmou que até a semana passada os valores referentes a 2026 ainda não estavam disponíveis para consulta. “É website da Prefeitura. Acho muita desorganização. O desconto para pagar à vista diminuiu e ainda não corrigem as informações”, criticou.
Ao Campo Grande News, o diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação de Campo Grande), Leandro Basmage, confirmou que o website foi tirado do ar para corrigir os erros. “Realmente foi colocado um structure antigo, mas apareciam algumas informações erradas sobre os descontos, e a emblem da Sefaz ainda estava como Sefin”.
Ele também garantiu que o website retornará ao ar ainda hoje (15). “No last da tarde, o website voltará ao ar”, disse Leandro.
Mudanças – No início de novembro, a Prefeitura de Campo Grande publicou o Decreto nº 16.443, que definiu os valores do IPTU e da TRSU (Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares) para 2026.
Com isso, foi estabelecido que o novo desconto para pagamento à vista do IPTU é de 10%, válido para contribuintes que não tenham débitos com a Fazenda Pública Municipal, inscritos ou não em Dívida Ativa, desde que o pagamento seja efetuado até 12 de janeiro de 2026.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

