HomeBrazil NewsMacaco-da-noite é resgatado após choque elétrico em Corumbá

Macaco-da-noite é resgatado após choque elétrico em Corumbá


Olhos arregalados são características da espécie, que tem hábitos noturnos e é nativa do Pantanal

Macaco-da-noite é resgatado após subir em poste e levar choque elétrico
Macaco-da-noite foi colocado dentro de caixa após ser vítima de choque (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Corumbá)

Um macaco-da-noite foi resgatado após sofrer um choque elétrico em um poste do Bairro Cravo Vermelho, na área urbana de Corumbá. Ele foi encontrado debilitado na tarde do último sábado (15).

Um macaco-da-noite foi resgatado após sofrer choque elétrico em um poste no Bairro Cravo Vermelho, em Corumbá. O animal, encontrado debilitado no último sábado, apresentou queimaduras na mão direita e perna esquerda, sendo socorrido por moradores e levado ao Corpo de Bombeiros. A espécie Aotus infulatus, nativa do Pantanal e países vizinhos, é conhecida por seus hábitos noturnos e olhos adaptados à escuridão. Após avaliação veterinária pela Polícia Militar Ambiental, o primata deverá ser reintroduzido ao seu habitat pure.

Um morador levou o animal até um quartel do Corpo de Bombeiros. Ele relatou que o primata chegou a ficar desacordado por instantes após cair.

O macaco sofreu queimaduras na mão direita e na perna esquerda compatíveis com choque elétrico, segundo avaliação dos militares. Ele recebeu os primeiros cuidados e foi encaminhado para a PMA (Polícia Militar Ambiental). Depois que avaliação veterinária permitir, ele deverá ser solto e reintroduzido ao seu habitat.

Segundo destacou o Corpo de Bombeiros, a ocorrência é incomum, pois o animal é de difícil avistamento, embora nativo da região pantaneira de Corumbá.

Da noite – O primata pertence à espécie Aotus infulatus, nativa no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Chaco paraguaio e na Argentina e Bolívia.

Ele é conhecido como macaco-da-noite por ter hábitos noturnos. Uma de suas características marcantes são os olhos enormes e arregalados que enxergam bem no escuro, mas sem diferenciar cores. O animal é onívoro, mas se alimenta sobretudo de folhas, frutos e invertebrados.

De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (2016), o estado de conservação do primata é pouco preocupante. Algumas ameaça descritas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) são o avanço da agricultura, pecuária, expansão urbana, desmatamento, incêndio e extração de minérios.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments