Uma obra que reúne a história de dez mulheres negras gaúchas é a mais nova criação de Carlos José Penna Rey. Este é o 7º livro que o escritor destaca um tema que é de relevância para a nossa sociedade: a luta antirracista. Em Negras Mulheres Gaúchas, Gaúchas Mulheres Negras, o autor resgata a trajetória de dez mulheres negras que enfrentam uma sociedade onde o racismo estrutural está presente há mais de cinco séculos. Um dos diferenciais da obra é que não apresenta apenas as biografias das personagens, mas sim envolve suas histórias e trajetórias em um romance fictício, onde cada personagem está inserida no romance, numa inovação literária onde fatos reais se entrelaçam com uma história fictícia. O evento acontecerá na Livraria Cameron do Shopping Bourbon Wallig, às 19h, no dia 13 de setembro.
Com 219 páginas e 11 capítulos, o livro é um projeto independente do autor que conta com o apoio de amigos e parceiros. São personagens do livro Vanessa Mullet, presidente da frente Negras Gaúcha (FNG), Irlanda Gomes, fundadora da Academia Guaibense de Letras, Ana Tercia, primeira mulher presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Carla Letícia, procuradora municipal de Montenegro, Daya Moraes, cantora e apresentadora, Lúcia Regina, doutora em História, Ires Helena Medeiros Nogueira, desembargadora e primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça do RS, Lilian Rocha, escritora, musicista e poeta, Gerusa Bitencourt, enfermeira e atleta de fisiculturismo, Pérola Sampaio, bacharel em direito e psicopedagoga.
“Como homem branco e em constante letramento percebi que meu propósito é colaborar na luta antirracista através da literatura. Por isso, venho desenvolvendo uma série de livros que tratam dessa temática. Consegui chegar em um grupo diverso de mulheres negras que relatam suas histórias em ‘Negras Mulheres Gaúchas, Gaúchas Mulheres Negras’. Agora meu objetivo é que essa obra chegue ao maior número de escolas possíveis”, afirma Carlos Penna Rey.
Formado em História e pós-graduado em educação inclusiva, Carlos Penna Rey é escritor, palestrante e produtor cultural. Em seu currículo, está o título de patrono da Feira do Livro de Triunfo (2023), além da autoria de livros como “50 por cinco Alvorada escrita por sua gente” (2015), “Espelhos da Alma, minhas crônicas sua letra” (2016) e “Meu texto meu livro” (2019).
Veja Também
